10 cuidados para a manutenção de sistemas Hidráulicos

on 19 de novembro de 2015 Bombas, Como fazer, Filtros, Oil & Gas, Parker with 0 comments

Evite prejuízos desnecessários fazendo a manutenção de sistemas Hidráulicos com a Hipress

 

Como você age quando o assunto é vazamento em sistemas Hidráulicos? É preciso estar atento a detalhes importantes e não cair em conceitos equivocados, o que leva a uma atitude errada. Veja então como proceder nestas situações.

 

sistemas Hidráulicos

 

1 – A mão não é o melhor instrumento para verificar se há vazamentos: caso não seja seguida esta recomendação, estará correndo sérios riscos de obter queimaduras graves, já que os fluidos hidráulicos podem superar a temperatura de 150ºC. Além disso, o vazamento, mesmo que seja muito pequeno, pode estar sob alta pressão, oferecendo ainda mais risco.

Entenda: o vazamento de determinado fluido pode chegar a velocidade de 180 metros por segundo, o que pode perfurar a pele mesmo se estiver com a proteção adequada. Há histórico de lesões que ocorreram mesmo com o fluido sob pressão relativamente baixa (100 psi) e com o furo a 10 cm de distância da mão, geralmente exigindo imediato socorro médico.

 

2 – Atenção ao apertar uma porca folgada: o vazamento também pode ser provocado por uma porca solta, o que pode ser corrigido com um simples aperto. Porém, um erro comum é que muitas pessoas exageram nesse aperto, o que pode danificar a conexão levando ao vazamento em conexões de mangueiras hidráulicas. Então, neste processo, basta verificar o torque correto e se está apertando além do necessário ou não.

 

3 – Despressurize o sistema: não se esqueça de despressurizar o sistema hidráulico antes de qualquer inspeção. Essa orientação é para ser seguida mesmo que seja encontrado um gotejamento lento no chão.

Despressurizar o sistema reduz a chance de ocorrer explosão de óleo em um componente hidráulico durante a inspeção.

 

sistemas Hidráulicos

Atenção: lembre-se que ainda poderá conter uma leve compressão no fluido do sistema mesmo com o sistema desligado.

 

 4 – Somente substitua uma conexão por outra exatamente igual: pode até levar mais tempo para encontrá-la, mas utilizar uma conexão similar acreditando que ela vai funcionar somente porque está disponível é encrenca na certa. O tempo esperando a peça correta chegar custará menos que a economia que você pensou que faria.

 

5 – O ponto de gotejamento pode não ser o vilão do vazamento: o vazamento acontece no ponto de gravidade mais baixo, por isso é bom verificar todo sistema hidráulico, pois mesmo que o óleo esteja pingando da conexão, a origem do vazamento pode estar em outro ponto.

 

6 – Não reutilize uma vedação O-ring: é necessário que sempre sejam trocados, por mais que esteja utilizando uma conexão reutilizável. Os O-rings podem apresentar rachaduras que, por sua vez, comprometem a eficácia da vedação e a remontagem. Para finalizar, o custo é relativamente baixo se comparado a outros componentes do sistema.

 

7 – Proteja o sistema enquanto estiver corrigindo o vazamento: é comum alguém desmontar uma conexão para corrigir um vazamento hidráulico e deixar a conexão cair no chão. Tome cuidado, pois isso pode contaminar o sistema, reduzindo a vida útil do seu equipamento.

 

8 – Limpe as extremidades antes de substituir ou remontar uma conexão: fazendo isso você preserva o sistema hidráulico evitando sua contaminação por sujeira e outros resíduos, que podem danificar completamente equipamentos de alto valor.

 

9 – Mantenha todas as fontes de chamas longe dos vazamento: é comum alguém se esquecer que pequenos vazamentos podem produzir algum tipo de vapor inflamável. Então não fume próximo desses locais, não use isqueiros para iluminação e maçaricos de solda. Corte nas proximidades do vazamento são riscos comuns para a propagação de chamas que podem causar incêndios.

 

10 – Não ignore vazamentos: mesmo um vazamento mínimo pode sinalizar um problema maior no sistema hidráulico, prejudicando o seu desempenho. Resolva a questão o mais breve possível.

 

 

Vazamento Zero sob severas condições de trabalho

Além das dicas, a Hipress oferece a linha de produtos EO2 da Parker Hanninfin. Uma linha de produtos desenvolvida para obter vazamento zero sob severas condições de trabalho como altas pressões, fadiga mecânica e térmica, picos de pressão e vibrações em sistemas Hidráulicos – saiba mais clicando aqui.

Oferecemos, juntamente com a Parker, produtos de qualidade para a sua empresa, mas reforçamos a necessidade de se fazer a manutenção constante dos equipamentos. Como resultado, terá boas experiências com os nossos produtos.

Em caso de dúvida ou necessidade de alguma orientação, entre em contato com a gente pelo telefone (31) 2103 6955 ou pelo WhatsApp através do número (31) 9 9637 8809.

 

Add comment