Expedição Oriente chega ao fim

on 20 de março de 2017 Filtros, Hidráulica, Inovação, Mangueiras Hidráulicas, Parker and Tags:, , , , , , with 0 comments

Foram 812 dias de navegação, cinco continentes visitados e mais de mil itens da Parker utilizados na Expedição Oriente.

 

Após dois anos e três meses de navegação ininterrupta, a tripulação da Expedição Oriente retornou ao Brasil concluindo com sucesso a viagem. Diante do aplauso de centenas de pessoas, o veleiro Kat, de 85 toneladas, aportou em Itajaí (SC) sem qualquer dificuldade, graças à sua quilha hidráulica retrátil. Com notável facilidade, em poucos minutos o capitão Vilfredo Schurmann aproximou o veleiro do cais, em manobra perfeita assistida pelo motor bow thruster de acionamento hidráulico.

A família Schurmann navegou 50.000 km, atravessou quatro oceanos e percorreu 50 localidades diferentes do planeta em 812 dias de expedição, fazendo do Kat a primeira embarcação brasileira a atracar no porto de Xangai, o maior do mundo.

 

 

Projetado e desenvolvido por brasileiros, o Kat dispôs de mais de mil itens fornecidos pela Parker, dentre eles sistemas de geração de energia limpa por fontes eólica e solar, de dessalinização da água do mar por osmose reversa e de tratamento de resíduos, entre outras soluções inovadoras.

 

Sistema hidráulico

Na chegada a Itajaí, Vilfredo agradeceu o apoio dos fornecedores oficiais da expedição: “Quando se tem um projeto bem montado, com equipamentos de qualidade, isso nos dá total tranquilidade para navegar”, analisa. “Em nosso barco o sistema hidráulico é fundamental, já que todos os acionamentos são hidráulicos”, explica. “Agradecemos a Parker, que nos forneceu equipamentos de altíssimo desempenho e confiabilidade”, completa ele.

Primeiro imediato da expedição e responsável pela manutenção da sala de máquinas, Wilhelm Schurmann destaca que o sistema hidráulico surpreendeu na travessia do continente gelado. “Sabemos que o óleo pode sofrer com as baixas temperaturas, mas não tivemos nenhum problema nesse sentido”, conta. Ele relata que os acionamentos hidráulicos facilitaram sobremaneira o trabalho na embarcação. Sem a catraca hidráulica seria muito difícil, por exemplo, manejar a vela de 30 metros de altura e 150 quilos ou suspender o bote manualmente todas as noites, rotina cumprida com um simples apertar de botão.

O poder da filtração

A perfeita filtração do combustível e do óleo hidráulico é essencial para a segurança da navegação. Por isso o veleiro Kat foi equipado com sistema de filtração de combustível por coalescência, semelhante ao utilizado na aviação, formado por um pré-filtro e três filtros separadores de água Parker Racor lado a lado, dotados de medidor de vazão e sensor de nível.

Para o tratamento do óleo hidráulico, foram empregados filtros de 10 microns, que garantem até 30 mil milhas de navegação sem necessidade de troca. “Mesmo após dois anos de expedição os filtros estão como novos; isso nos trouxe segurança, pois nem sempre obtemos diesel de qualidade durante uma viagem longa como essa”, relata Wilhelm.

 

 

Novidades

Concluída a aventura, agora a mais recente volta ao mundo da Família Schurmann será transformada em uma série  a ser exibida pelo canal National Geographic. As fotos e histórias dessa experiência inesquecível também serão compartilhadas com o lançamento de livros e exposições sobre a Expedição Oriente. Em 2017, a embarcação navegou pela costa brasileira, durante eventos corporativos coordenados pela Família Schurmann.

Wilhelm confirma que já existem planos para uma nova expedição, ainda não anunciada. Por ora, sabe-se apenas que o super veleiro Kat certamente não ficará parado.

 

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