5 formas de economizar em tempos de crise

on 20 de julho de 2015 Certificação, Como fazer, Inovação, Parker, Sem categoria and Tags:, , , , , , , , , , , , with 2 comments

Você já usou a palavra crise em alguma sentença escrita ou falada em 2015? Se a resposta é positiva, a situação econômica atual do país está dentre as suas preocupações. Cerca de seis meses para chegada de 2016 e são poucas as perspectivas positivas para a economia. A Petrobras, no fim do mês passado, anunciou para o período de 2015 a 2019 a redução de 37% nos investimentos em novo plano de negócios. Assim, a empresa prevê uma considerável desaceleração no aumento da produção de petróleo.

investir_na_crise_hipress

Apesar das notícias com tons negativos e a baixa de investimento de grandes empresas, o que pode afetar outros setores desse segmento, ainda pode-se enxergar nesse cenário oportunidades de investir de forma válida o seu dinheiro. Que tal focar nas soluções e nas possíveis oportunidades que trazem os períodos difíceis? Apontamos cinco formas de economizar investindo de forma inteligente seu dinheiro. Confira:

1 – Compre peças de qualidade

“O barato sai caro”, já ouviu essa expressão? Nós também. O ditado popular quer dizer que, pensar demais no preço, quando a questão é qualidade, pode gerar dores de cabeça futuras. Sabemos que o assunto do momento é economizar o máximo possível, porém, enxergamos como primordial avaliar as compras de produtos e peças que terão uma maior vida útil. O investimento na qualidade das suas compras ajudará na economia futura da sua empresa. Por isso, foque em resultados a longo prazo, pois um bom investimento em tempos de crise será benéfico quando os períodos delicados passarem. Qualidade é a palavra de ordem que não deve sair da lista de prioridade da sua empresa, independentemente da situação econômica do país.

2 – Evite parar seu equipamento para manutenções desnecessárias

Parar o funcionamento de máquinas a fim de reparos, sempre gera preocupação quanto a produção e prazos. Para evitar manutenção desnecessária, entender os tipos de manutenções é fundamental para livrar-se de preocupações. Confira os dois tipos de manutenções existentes: a planejada e a não planejada.

  • Planejada manutenção_hipressclassifica-se em quatro categorias:
    • Preventiva – procedimentos e ações antecipadas;
    • Preditiva – conhecimento prévio de funcionamento de cada equipamento e máquina;
    • TPM – manutenção produtiva total;
    • Terotecnologia – que inclui retrofittings – falaremos a respeito no tópico #3.

 

  • Não planejada classifica-se em duas categorias:
    • Corretiva (localiza e repara defeitos em equipamento de uso contínuo)
    • Manutenção de ocasião (conserto em máquina parada).

Compreender o funcionamento de cada uma ajudará também em três tópicos fundamentais:

  • o planejamento – conhecer os trabalhos, os recursos para executá-los e tomar decisões;
  • a programação – determinar pessoal, dia e hora para execução dos trabalhos;
  • o controle – feito por meio de coleta e tabulação de dados, seguidos de interpretação.

Das opções apresentadas, adote a manutenção apropriada para seus equipamentos!

3 – Reforme equipamentos e faça retrofittings

Retrofit (retro do latim “movimentar-se para trás” e fit do inglês, adaptação, ajuste) é um termo utilizado para designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado passado ou fora de norma. Ao invés de investir em compras de milhões de reais, que tal pensar em maneiras de atualizar?

As vantagens desse procedimento são muitas, entre elas estão o aumento da produtividade, redução de riscos, recursos de programação mais simples, garantia de eventuais peças de reposição por um longo período, retorno rápido e garantido do investimento e alternativa para novos investimentos. As principais características do retrofittings_hipressequipamento serão mantidas, mas serão eliminados os desgates, uma nova pintura pode ser efetuada e, principalmente, a troca de componentes eletrônicos e acionamentos ultrapassados por outros de última geração. O retrofit é ideal para os tempos atuais em que, gastar menos, não pode comprometer a qualidade.

 

4 – Invista em soluções e não em produtos

Solucionar problemas nem sempre é a especialidade de toda empresa. Quebrou ou estragou uma peça, comprar outra nova seria o meio mais prático. Funcionário que não dá resultado, troca-se por outro. No entanto, estamos falando de investimentos em tempos de crise, logo, analisar recursos antes das compras é fundamental. Cogitar soluções e analisar possíveis resultados, economicamente falando, aliviam. Em tempos de gastos calculados, sentar e avaliar soluções é melhor que investir em produtos. Existem problemas que são irreparáveis, sendo necessária a troca da peça ou máquina imediata. Neste momento, a análise entra como prioridade. Avalie e invista!

5 – Tenha um fornecedor que possa confiar

Aqui é um ponto em que nós, Hipress, temos bastante experiência! Representamos em Belo Horizonte (MG) e região metropolitana a Parker, líder mundial em tecnologias e sistemas de movimento e controle. Vendemos o que realmente confiamos que será a solução para os problemas da sua empresa e, somos hoje, a maior loja de componentes hidráulicos e pneumáticos de Minas Gerais.

hipress_posso te ajudar_

Confiar no fornecedor é essencial quando o assunto é economia. Somos procurados, por exemplo, porque vendemos produtos de um fornecedor de confiança, logo, somos confiáveis para nossos clientes e mercado. Comprar produtos de qualidade, além de beneficiar o seu consumidor, fará com que a confiança no seu produto gere vendas. Ter um fornecedor confiável, no fim, gera resultados e economia para todos os envolvidos. Escolha bem os seus fornecedores e inspire confiança!

2 Comments

  • Alexandre Correa
    on 22 de julho de 2015 Responder

    No momento atual com certeza devemos preparar nossos equipamentos com preventivas para não termos custos indesejados com paradas inesperadas e custos extras com as corretivas.

    Além disso, devemos estar preparados para quando o reaquecimento do mercado acontecer termos nossos ativos (equipamentos) com plena capacidade de produção.

    • @admin
      on 22 de julho de 2015 Responder

      Olá, Alexandre Correa!
      Obrigado pelo seu comentário e sua contribuição no nosso blog!
      Acreditamos sim que devemos estar preparados para a retomada do mercado e, como fornecedores e distribuidores de peças, sempre adequando os estoques de acordo com as demandas de nossos clientes.

      Att,
      Hipress Componentes Hidráulicos

Add comment