Para reduzir emissões nas cidades

on 24 de março de 2015 Parker and Tags:, , , , , , with 0 comments

Reduzir as emissões dos veículos diesel nas regiões urbanas é uma estratégia prioritária e fundamental para que as cidades possam alcançar a chamada economia de baixo carbono.

Agora, graças a uma revolucionária solução da Parker, este obstáculo ficou bem mais próximo de ser superado. A empresa acaba de apresentar no Brasil sua tecnologia RunWise IVT (Infinitely Variable Transmission), resultado de mais de 15 anos de investimentos em pesquisas.

Primeira transmissão híbrida-hidráulica em série do País, o IVT foi projetado para substituir totalmente a transmissão original de veículos comerciais urbanos (caminhões e ônibus) com alta frequência de frenagem. O sistema proporciona mudanças suaves de marcha e otimiza a eficiência do motor de combustão interna, reduzindo entre 35% e 50% o consumo de óleo diesel.

 Propulsão limpa

A principal função exercida pelo equipamento é o reaproveitamento da energia cinética gerada pelas frenagens e desacelerações do veículo. O IVT recupera essa energia e a armazena em acumuladores. Quando o veículo retoma a aceleração, bombas e motores hidráulicos utilizam a energia retida para auxiliar em sua propulsão.

Aproximadamente 70% da energia cinética gerada nas frenagens retorna para as rodas como energia recuperada, o que também diminui o desgaste dos componentes e reduz os custos de manutenção.

“Com essa transmissão, cada veículo urbano pode deixar de emitir até 50 toneladas de CO2 por ano”, calcula o gerente nacional de Vendas para o Segmento de Transportes da Parker, Mauricio Mattos. “Não há no mercado mundial solução que possa oferecer resultado tão expressivo quanto esse em relação ao consumo”, ressalta.

Poupando componentes

Principal beneficiário do IVT, o sistema de freios ganha longa durabilidade com a presença da transmissão híbrida-hidráulica, já que ela comanda a desaceleração do veículo. Dependendo do ciclo de trabalho, a vida útil dos freios pode ser até 15 vezes maior que a dos freios dos veículos convencionais.

Apresentada nos Estados Unidos em 2011, a tecnologia IVT passou por um projeto de reengenharia para atender as exigências do mercado e as características dos veículos nacionais. Ideal para equipar ônibus urbanos e caminhões de coleta de resíduos, a nova transmissão ecológica da Parker terá seus primeiros protótipos brasileiros em 2015.

Também para pesados

A tecnologia Parker RunWise pode equipar veículos de até 30 toneladas. Estudos realizados pela Parker mostraram que sua aplicação em veículos comerciais trará resultados altamente positivos para as empresas de transporte, para os passageiros e para a qualidade do ar nas cidades brasileiras.

Transmissão híbrida-hidráulica é destinada a veículos comerciais urbanos com alta frequência de frenagem

Transmissão híbrida-hidráulica é destinada a veículos comerciais urbanos com alta frequência de frenagem

 

 

 

Fonte: Brasil ParkerNews

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