Parker anuncia nova tecnologia de filtração que viabiliza cogeração de energia

on 27 de junho de 2016 Automação, Case de Sucesso, Filtros, Hidráulica, Inovação, Parker, Tecnologia and Tags:, , , , with 0 comments

Essa tecnologia de filtração é capaz de absorver dez vezes mais siloxano do que filtros de carvão ou grafite

 

A Parker Hannifin está trazendo para o Brasil o SRS, tecnologia de filtração capaz de otimizar o processo de cogeração de energia – um meio termodinamicamente eficiente de usar combustíveis.

 

tecnologia de filtração

 

Para entender qual o efeito prático desta tecnologia de filtração da Parker, é preciso ter em mente que os motores CHP são o coração das termelétricas alimentadas por biogás, o gás gerado nos aterros sanitários e no tratamento de esgoto. O biogás contém siloxano, um composto químico amplamente usado em produtos de higiene pessoal como cremes, xampus e condicionadores.

 

tecnologia de filtração

 

Quando submetida a variações de pressão e temperatura, esta substância produz dióxido de silício, um resíduo que se acumula na câmara de combustão, nas válvulas e nas velas do motor CHP, reduzindo sua eficiência e elevando as emissões deste processo.

Foi para solucionar este e outros desafios que a Parker desenvolveu o Siloxane Removal System (SRS). Capaz de absorver 10 vezes mais siloxano e VOCs (o que significa essa sigla?) do que os filtros de carvão ou grafite. Este polímero customizado faz parte de um sistema regenerativo chamado thermal swing adsorption que eleva as horas de operação dos motores CHP e evita custos com manutenção e descarte ambiental.

 

tecnologia de filtração

 

Na prática, essa tecnologia de filtração tornou rentáveis operações que antes estariam inviabilizadas pelos custos de manutenção dos motores CHP. Ao todo, a tecnologia SRS permite operar por cinco anos ou 1.820 regenerações sem necessidade de troca do elemento filtrante.

Esta solução é tão avançada que também oferece o rastreamento remoto dos filtros. Por meio de uma unidade eletrônica de controle, é possível acompanhar o nível de siloxano e gases voláteis que estão chegando ao motor, corrigindo o número diário de autorregenerações dos filtros quando necessário.

 

 

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