Parker Balston CAMTU melhora a qualidade do ar comprimido nos equipamentos

on 2 de maio de 2016 cilindros pneumáticos, Inovação, Tecnologia and Tags:, , , with 0 comments

Através do Parker Balston CAMTU o sistema de ar comprimido pode ficar livre de contaminação.

 

O Parker Balston CAMTU é fundamental para muitas instalações industriais, pois analisa a qualidade do ar comprimido dos equipamentos da sua linha de produção. Esta necessidade se torna ainda mais crítica quando se trata de controlar processos de manufatura estéreis ou assépticos, como os utilizados na produção de alimentos.

 

 

Parker Balston CAMTU

 

 

A solução apresentada pela Parker, e disponível nos estoques da Hipress, é um detector microbiológico que permite identificar de forma rápida se existe contaminação no fornecimento de ar comprimido aos equipamentos que processam ou embalam produtos alimentícios.

O detector auxilia o fabricante na identificação de riscos da APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (sistema de segurança alimentar empregado internacionalmente), e pode ser utilizado em outros segmentos industriais em que há riscos de contaminação microbiológica – como o farmacêutico, de produção de bebidas e de equipamentos de climatização e refrigeração, entre outros.

 

Como acontece a contaminação

Muitas vezes a fonte da contaminação pode ser atribuída ao ambiente aquecido, escuro e úmido do próprio sistema de ar comprimido, que proporciona as condições ideais para que micróbios prosperem e se multipliquem.

Normalmente os contaminantes são atraídos pelo ar que passa pelo compressor, causados por sua própria operação, ou podem ainda ser atribuídos aos aparelhos de armazenamento e distribuição deste mesmo ar. Desta forma, as bactérias iniciam sua jornada através do sistema de ar comprimido.

Permitir que este tipo de contaminação microbiológica tenha contato com os produtos alimentícios é altamente arriscado, e é considerado uma falta de controle do fabricante.

 

Parker Balston CAMTU 3

 

É importante previnir

No processamento de produtos alimentícios, o ar comprimido pode atingir os alimentos em contadores, esteiras transportadoras e no processo de embalagem. Mas esses pontos de contaminação nem sempre estão aparentes. O ar é invisível e não deixa sinais quando toca o alimento, as superfícies que entrarão em contato com ele ou ainda os componentes que serão usados para sua embalagem.

 

Vantagem do Balston CAMTU

Os dispositivos capazes de revelar a presença de micróbios nos sistemas de ar comprimido sempre se mostraram custosos e dependentes do treinamento intensivo dos operadores. Além disso, o uso destes sistemas nunca foi fácil nem intuitivo, com tempo de espera geralmente longo para o resultado das amostragens.

 

Parker Balston CAMTU 2

 

 

Pesando menos de meio quilo e apresentando tubos para conexão, válvula de bloqueio, regulador de pressão e orifício para medição, o Balston CAMTU apresenta os resultados dos testes entre 24 e 48 horas. É esse conjunto de características que coloca este produto na frente de outros dispositivos presentes no mercado.

 

Agora, com essas informações, chegou a hora de você fazer a manutenção dos seus equipamentos. Entre em contato com a Hipress para adquirir o Parker Balston CAMTU e coloque no planejamento de sua empresa. Basta você ligar no telefone (31) 2103 6955, ou pelo WhatsApp através do número (31) 9 9637 8809.

 

 

Add comment