O que é secador de ar por refrigeração e como funciona?

on 12 de fevereiro de 2020 Atendimento, Automação, Case de Sucesso, Certificação, compressores, Filtros, Inovação, Tecnologia and Tags:, , , , , , with 0 comments

O secador de ar está presente em todas indústrias e fábricas, em muitas marcas e modelos, mas você sabe a real função dele?


Entenda um pouco mais sobre os compressores de ar

Os compressores são uma parte importantíssima no funcionamento de uma empresa, eles servem para fornecer ar comprimido em aplicações industriais, eles são uma fonte rentável e contínua de ar. Isso ajuda no funcionamento de máquinas com equipamentos pneumáticos e produções industriais, que dependem do fluido para produzir seu produto final.

Empresas alimentícias, farmacêuticas e outras precisam de um ar mais puro, concentrado, para entregar bons produtos aos clientes. Além disso, o ar tratado é uma grande prevenção contra bactérias, vírus e outras coisas presentes no ar, mantém a saúde das pessoas que trabalham nela e dos consumidores.

Entretanto, no processo de compressão do ar, acaba gerando água, mas de onde vem essa água? Na verdade, o ar atmosférico (esse que respiramos) não tem só o gás oxigênio, você também encontra nitrogênio, CO2, Vapor D’água, Argônio e outros.

Um exemplo de que o ar atmosférico não é completamente puro em O2, é o balão de oxigênio. Quando alguém está com problemas respiratórios e/ou para absorver oxigênio, o médico coloca o balão de oxigênio nessa pessoa, pois vai conseguir suprir as necessidades orgânicas com a maior concentração de oxigênio presente no balão.

O ar consegue reter a quantidade x máxima de vapor d’água em cada temperatura. Ou seja, a certas temperaturas e pressão, o vapor vai se condensar tornando-se água líquida. Contudo, essa água é prejudicial às máquinas. É por isso que precisamos do secador de ar, é ele que vai proteger a qualidade dos produtos, a vida útil das máquinas e a saúde das pessoas. Existem vários tipos de secadores, variando marcas e tamanhos, veja alguns:

  • Secador de ar por absorção
  • Secador de ar por adsorção
  • Secador de ar por membrana
  • Secador de ar por refrigeração

Como funciona o secador de ar por refrigeração?

O secador de ar por refrigeração funciona com o mesmo tipo de lógica que a descrita acima. Como o ar tem uma capacidade máxima de reter o vapor d’água a uma certa temperatura e pressão, estamos tratando de umidade relativa.

Supondo que, a uma temperatura de 30ºC o ar consiga reter até 10 gotas de vapor, mas neste instante está só 8 gotas de vapor, significa que a umidade relativa será de 80%.

Ainda imaginando, se a temperatura cai e nessa nova situação a quantidade máxima de gotas que o ar pode reter é de 8 gotas, então a umidade relativa será de 100%, pois embora a quantidade de gotas absorvidas não tenha aumentado, está ocupando o máximo de retenção naquela temperatura e pressão.

Se a temperatura abaixar ainda mais, e a capacidade máxima de gotas que o ar pode reter seja de 6 gotas, então a umidade relativa será novamente de 100%. Isso acontece porque tínhamos 8 gotas, mas o limite já foi atingido ainda que a temperatura caia, mas e o restante das gotas? Elas condensam tornando-se o que conhecemos por orvalho, esse processo é o princípio de formação de orvalho. É por este motivo que pela manhã as superfícies estão molhadas e conforme o dia esquenta essas gotas somem novamente.

O secador de ar por refrigeração trabalha com esses mesmos princípios, com o sistema de refrigeração, o secador provoca a redução da temperatura do ar comprimido, geralmente, fica entre 3 a 5 graus celsius, isso irá depender da marca e/ou fabricante. Essa temperatura é chamada de Ponto de Orvalho e é importantíssima.

Se o secador estiver bem posicionado, significa que um secador com ponto de orvalho em 3 graus celsius você só terá condensação da água no sistema de ar comprimido se a temperatura for menor ou igual a 3 graus.

O ar comprimido passa por um pré-filtro e entra em um trocador de calor ar-ar para resfriar o ar. Em seguida passa em um outro trocador de calor ar-fluido que refrigera até chegar ao ponto de orvalho. Depois de condensação, a água entra em outro filtro para retê-la, e assim, ser drenada ocasionalmente. Em alguns sistemas essa drenagem já é automatizada.  O Ponto de Orvalho tem o limite de 3 graus celsius, isso acontece porque abaixo disso a água pode congelar, o que também prejudica o sistema.

Add comment