Qual a diferença entre compressores de parafuso e de pistão

on 25 de março de 2019 Atendimento, Automação, Case de Sucesso, Certificação, compressores, Hidráulica, Inovação, Mangueiras Hidráulicas, produtos, Puma, Tecnologia and Tags:, , , , , with 0 comments

Você que precisa de compressores de ar na sua empresa sabe que existem alguns tipos diferentes? Mas você sabe escolher qual o melhor para a sua necessidade? Abaixo listamos as principais diferenças para você escolher a melhor!

Os compressores são uma parte importantíssima no funcionamento de uma empresa, eles servem para fornecer ar comprimido em aplicações industriais, eles são uma fonte rentável e contínua de ar. Isso ajuda no funcionamento de máquinas com equipamentos pneumáticos e produções industriais, que dependem do fluido para produzir seu produto final.

A escolha de uma marca é difícil em meio a tantas opções, afinal, o comprador está interessado em algo de qualidade e tem que estar atento a vários detalhes. Quanto melhor o compressor, melhor será o funcionamento das máquinas ao redor dele e/ou que dependem dele.

Em outras palavras, o impacto do compressor de ar numa empresa é essencial para o funcionamento da mesma, não só pelo maquinário, mas também pela quantidade de dinheiro, tempo e trabalho a serem gastos com manutenções e outros cuidados que devem ser considerados para manter o equipamento seguro e em boas condições de uso.  

Componentes industriais, geralmente, são comprados pensando em economia inicial e a longo prazo. Há vários tipos de compressores de ar, dos mais leves aos mais pesados, compactos ou grandes, para alta ou baixa pressão e de diversas vazões. Saiba qual é melhor, para a sua demanda, conversando com um técnico da área.

Qual a diferença entre compressores a parafuso e a pistão?

A compra de compressores, sejam eles pistão ou parafuso, deve estar baseada em fundamentos como o gasto energético, potência, voltagem, manutenção, vazão, entre outros; É neste momento que você vai decidir se quer investir mais agora e ter segurança ou vai comprar mais barato e ter gastos com manutenção depois. É o que chamamos de custo benefício ou custo de ciclo de vida.

A Análise do custo de vida, é feita da forma como descrevemos acima (custo de instalação, manutenção e energia elétrica), veja os dados abaixo:

Há mais economia no compressor a parafuso em relação ao de pistão, o compressor de parafuso consegue ser 50% mais econômico. Ele também tem um custo de manutenção 70% mais baixo.

No compressor de pistão é necessário trocar o óleo a cada 200 horas, enquanto no parafuso só precisa fazer a troca a cada 8 mil horas, ou seja, são 40x mais que no compressor a pistão.

No compressor a parafuso, há zero vibrações, além disso, o nível de ruído é 80% menor comparado ao pistão. O compressor a parafuso é 60% mais econômico que o compressor de pistão.

Veja algumas vantagens do compressor a parafuso:

  • Maior eficiência, ou seja, mais vazão de ar por potência do motor (CV). Por tanto, maior economia de energia;
  • Durabilidade e confiabilidade superior ao pistão, projetado para operar 24h/dia;
  • Menor espaço físico ocupado;
  • Menor nível de ruído;
  • Pós resfriador e chave de partida incorporados;
  • Fluxo de ar contínuo, livre de pulsações;
  • Menor descarga de óleo na rede de ar comprimido.

No quadro abaixo, veja uma comparação mais visível dos compressores:

Taxas X CompressoresPistãoParafuso
Troca de óleoA cada 200 horasDe 4 mil a 8 mil horas
Custo ManutençãoRegular/Alto70% mais barato
RuídoAltoNão tem ruído
Taxa de Economia GeralBaixaAlta

A Puma tem anos de experiência em compressores de ar e domina completamente ambas as tecnologias. Na Hipress Componentes Hidráulicos você encontra a linha de compressores da Puma e pode escolher tanto a parafuso e a pistão.

Se você ainda precisa de mais informações para escolher o seu compressor, ligue pra gente no número (31) 2103 6955 ou mande um email vendas@hipress.com.br que te ajudamos a encontrar exatamente o que você precisa.

Add comment