Qualidade Parker é aprovada por grandes players do mercado

on 12 de agosto de 2015 Certificação, Inovação, Parker, Sem categoria and Tags:, , , , , , , , , , with 0 comments

Uma das líderes mundiais no desenvolvimento de equipamentos para construção e mineração, a Caterpillar conferiu pela segunda vez à planta da Parker de Cachoeirinha (RS) a distinção SQEP Prata, reconhecimento que faz parte de seu programa mundial de certificações. Ao todo, sete pontos considerados críticos são avaliados pela equipe da Caterpillar antes de certificar um fornecedor.

São eles: controle do processo produtivo, PPM (parte por milhão), custo de peças rejeitadas, PPAP (documento que reúne todas as informações sobre o componente), pontualidade na entrega de peças para produção, desempenho de envio de peças para reposição e capacidade produtiva.

Para a Caterpillar, um fornecedor que atende todas essas exigências é capaz de oferecer custos competitivos, excelente desempenho na entrega de componentes e controles rigorosos de processos. “Essas características garantem que nossas linhas de produção funcionarão plenamente sem o risco de paradas”, explica Rafael Bovi, engenheiro de Controle de Processo da Caterpillar.

Aprovado pelo cliente

Ao lado do rigoroso controle de qualidade para garantir componentes de alto desempenho e confiabilidade para montadoras, fabricantes de equipamentos e autopeças, o compromisso com a melhoria dos processos industriais, produtos e serviços é outro objetivo constante em todas as equipes da Parker. O objetivo maior é otimizar a produtividade dos clientes.

Um dos mais recentes resultados deste esforço é a conquista do Status Q1 pela planta da Parker em Diadema (SP). Este reconhecimento é concedido pela Ford, uma das primeiras montadoras a se instalar no Brasil, somente a seus fornecedores que comprovam padrão superior de qualidade. Para confirmar o nível Q1, a Ford exige que seus parceiros alcancem diversos pré-requisitos. Entre eles estão as certificações ISO 14001 – relacionada às normas e políticas da gestão ambiental – e ISO/TS 16949 – que especifica os requisitos de qualidade para a concepção/ desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos automotivos.

Prêmio Q1 Ford_Parker Hannifin_Hipress

Além destas, os fornecedores Q1 Ford ainda precisam obter as certificações MMOG – que regulamenta o sistema logístico – e MSA – que se refere ao sistema da qualidade.

Wagner Amendola, engenheiro da Qualidade de Fornecedor da Ford, ressalta que, ao atender a essas quatro exigências, a Parker demonstra seu alto nível de qualidade e sua capacidade de praticamente eliminar defeitos de fabricação. “O status Q1 é a prova de que queremos trabalhar com determinado fornecedor, por ele ser comprovadamente competente e proporcionar confiabilidade elevada”, conclui.

Chave para o sucesso

Recentemente a DuPont, multinacional atuante em diversos segmentos da indústria nacional, concedeu pela segunda vez consecutiva à unidade Parker de São Paulo (Perus) o Prêmio DuPont, reconhecimento direcionado aos fornecedores que incorporam as melhores práticas de segurança e saúde para o trabalhador.

Trabalhador Parker_Hipress

O sucesso de empresas como Ford, Caterpillar e DuPont demonstra que escolher parceiros como a Parker, que tem a qualidade de seus processos comprovada por meio de um extenso número de prêmios e certificações, é o caminho mais seguro para a alta produtividade e competitividade. Como gestores de empresas líderes em seus mercados, Bovi e Amendola concordam com esse ponto de vista e sentenciam: “Certificações que garantem a confiabilidade dos processos produtivos se tornaram pré-requisitos para a segurança dos negócios”.

Fonte: Parker News

Add comment