Betoneiras recebem tecnologia inovadora

on 27 de maio de 2015 Parker and Tags:, , , with 0 comments

Reconhecida mundialmente como uma das principais fabricantes de máquinas para construção civil, a Liebherr também se destaca como fornecedora tecnicamente exigente de equipamentos orientados para finalidades específicas – como os implementos para caminhões betoneira, que acabam de incorporar mais uma inovação tecnológica.

Recentemente estes equipamentos Liebherr passaram a ser montados com um novo conjunto pneumático da Parker. O conjunto foi especialmente desenvolvido no Brasil para essa aplicação e substituiu com vantagens o sistema anterior.

Solução eficaz

Mais compacta e projetada para atender as exigências da aplicação neste segmento, a solução Parker permite controlar com maior eficiência as etapas de pressurização e despressurização do tanque de água, geralmente localizado na parte superior do implemento, próximo à cabine do motorista.

O novo conjunto pneumático é composto por válvula de esfera manual, válvulas de alívio, regulador de pressão, manômetro com glicerina, tubos e conexões. Devido à sua robustez, o conjunto protege os componentes, garantindo a eles uma vida útil mais longa.

Por ser montado em bloco único de alumínio usinado, sem soldas ou ligações intermediárias, o conjunto da Parker também eliminou o risco de vazamentos de ar.

betoneira01

Mais segurança

Uma das vantagens do conjunto Parker é que ele impede ajustes de pressão por parte do operador, pois seus reguladores são lacrados. Os únicos comandos possíveis são os de abrir e fechar o fluxo de ar comprimido, por meio de uma alavanca no painel de controle.

O sistema trabalha com pressão máxima de 5 bar; se a pressão atingir a marca de 6 bar, o excesso de ar é automaticamente expelido pela válvula de alívio, eliminando o risco de acidentes e preservando o equipamento.

“Além de ter design moderno, o conjunto apresenta bloco robusto e válvula três vias de grande vazão, que elimina a necessidade de utilização de válvula de descarga rápida sobre o tanque d’água”, observa José Roberto Cardoso, projetista da área de Tecnologia do Concreto da Liebherr Brasil.betoneira2

Produção agilizada

Com a adoção do conjunto Parker, houve ganho no tempo de montagem do sistema na betoneira. “Enquanto o modelo anterior era formado por diversos componentes, a nova solução já vem montada e apresenta um único código de produto”, explica Gustavo Batista, engenheiro de Aplicação da Parker. Isso tornou a montagem mais rápida e facilitou a administração do inventário na produção do cliente.

A escolha pela nova solução Parker se deu por conta do custo-benefício comprovado e pelo alcance de sua assistência técnica. Uma vez que a Liebherr exporta seus equipamentos para várias partes do mundo, agregar componentes Parker tornou-se uma tranquilidade adicional, devido à presença dessa marca em mais de 50 países.betoneira3

Add comment