Avanços tecnológicos Parker a bordo

on 18 de agosto de 2015 Certificação, Inovação, Parker, Pneumática and Tags:, , , , , , , , with 0 comments

 

Uma das atuais tendências do setor naval é a adoção de componentes e sistemas que contribuam para o cumprimento das normas de trabalho e poupem os marinheiros de grandes esforços físicos e riscos.

Foi para atingir esse nível de excelência e atender à norma NR 217, que exige que os conjuntos que controlam os sistemas dos navios sejam certificados, que o estaleiro Intecnial S.A. escolheu a Parker como fornecedora das unidades hidráulicas embarcadas no recentemente inaugurado Navio João Mallmann – embarcação de médio porte com capacidade para transportar 4.700 toneladas de granéis e celulose.

 

Lançamento-Navio-João-Mallmann-Aliança-Intecnial-Parker-Hipress

 

Leme automatizado

Ao todo, foram embarcadas neste projeto três unidades hidráulicas 100% Parker. A primeira, que controla o leme hidráulico, tem capacidade para 180 litros e foi equipada com cilindros hidráulicos, bombas de engrenagem, válvulas elétricas e manuais, válvula anti-choque, válvula de estanqueidade, motor 5 CV, tubos e conexões, chave de nível elétrico e termostato.

A solução permitiu um significativo avanço: a total automatização do leme, que agora pode ser atuado hidráulica ou eletronicamente inclusive por meio do GPS. Por sua vez, as demais unidades hidráulicas acionam os guinchos de cabrestante (que auxiliam nas manobras do navio) e o molinete, responsável pelo recolhimento das âncoras. Ambas têm reservatório de 250 litros, bombas com capacidade de 60 litros de vazão, filtros, motor 20 CV, trocador de calor e comando manual.

 

componentes_Parker_qualidade_Hipress

 

Todos os componentes foram desenvolvidos pela Parker de acordo com rigorosos padrões de qualidade nacionais e internacionais, atendendo as necessidades da Intecnial, que precisava de tecnologias hidráulicas completas e alinhadas com as certificações ISO 9000.

Superando expectativas

Jordan Cabral Filho, engenheiro de Vendas da Parker, detalha o suporte fornecido neste projeto: “Nossas soluções são diferenciadas, já conquistamos as principais certificações mundiais de qualidade”, explica. Ele também destaca o fato de as soluções terem sido dimensionadas considerando todas as especificidades do navio. Além das unidades hidráulicas, também o sistema de tubulação embarcado no navio recebeu componentes Parker.

Busca pela excelência

Reconhecido no mercado pela qualidade de suas embarcações, o estaleiro Intecnial mantém como requisito fundamental para o desenvolvimento de seus projetos a escolha de fornecedores comprometidos com a qualidade dos componentes e sistemas a serem instalados nos navios.

 

Navio João Mallmann_Parker_Hipress_jpg

 

“Sempre buscamos empresas que possam nos proporcionar custos e tecnologias viáveis”, reforça o gerente da Divisão Naval da Intecnial, Luiz Carlos Prestes. Ele ressalta que prioriza marcas e equipamentos que realmente atendam as necessidades apresentadas em cada projeto.

 

Luiz Carlos Prestes_Parker_Intecnial_Hipress

 

Luiz Carlos conta que trabalha com as tecnologias Parker há mais de 20 anos e já elaborou diversos outros projetos com elas. “A Parker sempre nos atendeu com excelência, garantindo prazos de entrega e nos proporcionando total suporte técnico. Ela supre todas as nossas demandas e é um parceiro com o qual podemos contar”.

Fonte: Parker News

Add comment